Benefícios de uma caminhada diária – Conceição do Rio Verde

O Prefeito Pedro da Jú alem de deixar a entrada da cidade mais bonita, também pensou na saúde da população criando uma área para corrida e caminhada.

Em conceição do Rio Verde – Mg, possuí  vários locais para caminhada:

• Aterro da Estação ( Entrada da cidade Rota Parque das Águas de Contendas).
  • Calçadão do Bairro Nazaré (Entrada da Cidade Rota da Rodovia 267).
  • Calçadão do Bairro Vale do Sol ( Em frente a Praça das Missões)
  • Estradas Rurais

Beneficio de uma boa caminhada

(Fonte entrevista com o Professor Guilherme Silva)

caminhada é uma atividade física aeróbica que pode ser realizada por qualquer pessoa, independente da idade e do condicionamento físico da pessoa, e possui diversos benefícios para a saúde, como a melhora do sistema cardiovascular, diminuição dos sintomas de estresse e ansiedade, fortalecimento muscular e diminuição do inchaço.

Para que tenha de fato benefícios para a saúde, é importante que a caminhada seja feita de forma regular e seja acompanhada por bons hábitos alimentares, pois assim é possível manter-se saudável.

1. Diminui o inchaço

A caminhada ajuda a diminuir o inchaço das pernas e do tornozelo, pois favorece a circulação sanguínea e diminui a retenção de líquidos. No entanto, para que o inchaço seja combatido, é importante que a pessoa beba bastante líquidos durante o dia, tenha uma alimentação saudável e pratique a caminhada de forma regular por pelo menos 30 minutos.Durante a gravidez, a caminhada também é indicada para diminuir o inchaço dos pés no final do dia. Além disso, a caminhada durante da gestação ajuda a relaxar, previne o aumento de peso e diminui o risco de pré-eclâmpsia e diabetes gestacional, no entanto a prática de caminhada deve ser orientada pelo obstetra.

As caminhadas regulares ajudam a prevenir algumas doenças, principalmente doenças cardiovasculares, como aterosclerose e hipertensão, obesidade, diabetes do tipo 2 e osteoporose. Isso porque os vários músculos são trabalhados durante a atividade física, gerando maior gasto energético, além de promover melhora da circulação sanguínea.

A caminhada também promove a integridade das veias e artérias, diminuindo a chance de haver deposição de gordura na parede dos vasos, evitando, assim, a aterosclerose, além de melhorar a capacidade cardiorrespiratória. Além disso, a caminhada é eficaz na prevenção da osteoporose porque promove aumento da densidade óssea, evitando que ocorra desgaste ao longo do tempo.Para que a prevenção das doenças seja eficaz por meio da caminhada, é importante que a pessoa tenha hábitos alimentares saudáveis, evitando doces, açúcares e gordura em excesso.

3. Fortalece os músculos

O fortalecimento muscular acontece porque com a prática regular de exercício, os músculos começam a captar mais oxigênio, aumentando a sua eficiência. Além disso, como a caminhada é um exercício aeróbico, há o envolvimento de um grupo de músculos, que precisam atuar em conjunto, o que resulta no fortalecimento.

4. Melhora a postura corporal

Como a caminhada é uma atividade física que envolve vários músculos e articulações, a sua prática regular pode ajudar a diminuir dores e a melhorar a postura corporal.

5. Promove o relaxamento

O relaxamento promovido pela caminhada é devido à liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, principalmente a endorfina e serotonina, durante a atividade física. Esses hormônios atuam diretamente nas células nervosas, podendo combater alterações psicológicas como ansiedade e estresse, além de também conseguir promover o relaxamento dos músculos da nuca e dos ombros, já que essa tensão pode estar relacionada ao estresse, por exemplo.

Acredita-se que prática de exercícios de forma regular também promova melhora da memória, isso porque a atividade física estimula uma maior circulação sanguínea no cérebro, favorecendo a produção de catecolaminas durante o exercício. Para que se tenha esse benefício, é preciso que a caminhada seja praticada diariamente, em ritmo moderado e por cerca de 30 minutos.

Matéria produzida pela equipe da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer e Prefeitura Municipal de Conceição do Rio Verde – Mg